Artigo: O poder das redes sociais



Hoje redes sociais são muito utilizadas para trocar informações, idéias, discutir assuntos, essas redes abrangem várias classes sociais, de várias idades, de diversos estilos de vida, então hoje essas redes sociais são um grande   canal de comunicação com outras pessoas, hoje dificilmente as pessoas mandam e-mail, elas deixam um "scrap" no orkut, assistem seu vídeos no youtube, vêem fotos no Flickr, e assim vão criando uma rede de relacionamento. Temos hoje diversas mídias sociais para as mais diversas afinidades, temos o Orkut, Facebook, Twitter,Flickr,youtube, LinkedIn, entre outras diversas. Então essas redes sociais hoje também viraram um grande canal de marketing para as empresas, boa parte das empresas descobriram este canal de relacionamento com cliente, para ficar mais próximo do cliente, saber o que o cliente está pensando, o cliente está desejando e assim traçar um perfil para cada cliente. Mas para as empresas essas mídias sociais devem ser bem utilizadas, não se deve criar um Twitter por exemplo e depois esquece-lo, tem que haver uma preocupação com esse canal, ver o que o cliente está pensando , qual o problema que ele está tendo com sua marca, e ajudá-lo a resolver o problema de forma eficaz.

Há diversos cases interessantes do uso positivo dessas mídias, que valem a pena conferir. Mas nem todos sabem usar as redes de forma proveitosa, algumas pessoas essas redes para o mal, como por exemplo, para marcar brigas entre torcidas,pedofilia, o que é lamentável.Mas há também redes voltadas aos negócios como o  LikedIn, que tem como objetivo para fins profissionais,é tipo de currículo profissional que consta as principais informações profissionais. Através dele também é possível encontrar vagas de emprego, fóruns de discussão sobre alguma área profissional, entre muitas outras vantagens, é uma ótima rede para profissionais. Um grande exemplo de um uso bem utilizado das mídias sociais foi na campanha a presidência do Estados Unidos do candidato Barak Obama, através dele Obama conseguiu entrar em cada nicho da sociedade, então ele sabia o que cada classe social pensava. Então fica a dica de utilizar bem essas redes, pois algumas empresas pesquisam nessas redes, para ver o que você está pensando, e ver qual o seu perfil. Alguns números das mídias sociais: 


  • 2 bilhões - Média por dia de vídeos exibidos no youtube
  • 4 bilhões-  Fotos hospedadas no Flickr 
  • 5 bilhões - Número de minutos que as pessoas do mundo todo passam por dia no Facebook. 
  • 27 milhões - Número de tweets no Twitter por dia. 
  • 32,1 milhões - Média de usuários do Orkut. 
  • 18,5 milhões - Médias de usuários no Facebook 


Se você quiser saber mais sobre mídias sociais recomendo a leitura do Livro "A Revolução da Mídias Sociais" escrito por André Telles, é um ótimo livro pra quem gosta de mídias sociais e marketing digital, vale a pena conferir. 

Copyright 2009 Simplex Celebs All rights reserved Designed by SimplexDesign